top of page

"O que eu fiz pra você?" ou Mulheres Más na Literatura


Há algum tempo, eu estava na internet, especificamente no Facebook. Sem mais nem menos acabei encontrando uma postagem relacionada às mulheres como protagonistas nos livros. Li a postagem, observei os comentários e fiquei indignado com alguns deles, talvez a maioria.

~Essa é a verdadeira tragédia~

(Garota Exemplar, Gillian Flynn)

É claro que, tratando-se de livros, ou seja, opiniões que são argumentos pessoais, eu não poderia querer que o mundo aceite tudo o que eu penso e acho certo e errado. Opiniões estão aí para nos ajudar, vão se assemelhar com as nossas e haverá tempos que irão divergir. Temos de aceitar, pois se tratam de opiniões vindas daquela pessoa que tem um conhecimento diferenciado do seu, e é a coisa mais normal do mundo. Não somos iguais!

O que acontece é que uma pessoa postou sobre a protagonista de um livro e a criticou duramente falando que a autora exagerou na história. Bem, de qual obra eu falo: “Garota Exemplar, da autora Gillian Flynn”. Se você leu o livro ou assistiu a adaptação cinematográfica, então já sabe a história. Caso você não saiba do que se trata, talvez seja melhor que você leia o livro ou assista ao filme para entender melhor o que irei falar nesta matéria.

~Eu estou muito feliz agora que estou morta~ (Garota Exemplar, Gillian Flynn)

O rapaz dono da publicação veio com críticas terríveis em relação à Amy Elliot, a protagonista do livro. Para ele, ela foi uma mulher psicopata, louca, doida, sem escrúpulos, de ter feito o que fez com o marido. Ele disse que uma mulher nunca faria isso ou se ela seria capaz de tanta crueldade, tanta maldade, e seria uma pessoa vil.

~Eles irão destruir você~

Garota Exemplar é um dos livros que está na minha lista de favoritos e embora isso, não venho defender o livro, ou a autora, ou qualquer coisa que seja, acusar então, até mesmo o rapaz, certamente não o farei, coube a uma opinião dele. A minha intenção é escrever essa matéria baseada na postagem, nos comentários, no livro e o que tudo isso levou a formação do meu ponto de vista.

Em qualquer meio, seja nos livros ou nos filmes, todos nós estamos acostumados a ver os homens como protagonistas e sabemos que protagonistas podem tudo justamente pela história rodar em torno deles. Os protagonistas são o sol de um sistema solar! Cada planeta é uma história vivida por eles. Nas histórias, o homem sendo protagonista, pode ser o mais belo, o homem mais fiel, o que tem várias amantes, o que pode largar a esposa grávida e principalmente eles podem matar, bancarem os loucos, os perversos, os assassinos, serial killers, os psicopatas. Tudo eles podem ser e devemos esperar tudo deles porque é normal, é natural.

Aí mora o grande problema! “Os homens podem tudo”, “os homens são protagonistas”, “por que todos os homens são iguais”.

~Não vou te machucar. Eu só vou bater em seus cérebros. Eu vou fazer com que eles fiquem bem~ (O Iluminado, Stephen King)

Quando numa história uma mulher bate no marido, quando uma mulher arma uma vingança contra o marido, quando a mulher luta, a sociedade não aceita. Ninguém quer aceitar mulheres que lutam. Estão todos conformados aos “homens que podem tudo” e as mulheres são apenas figurantes.

A sociedade no geral está conformada a mulheres figurantes! “A mulher tem que sorrir sempre, a mulher não pode sofrer, a mulher é fraca, a mulher nunca bateria em um homem, a mulher nunca faria uma vingança louca contra o homem que ama...” e é por esses pensamentos que também levam o sexo feminino ao descaso.

~Pega isso~ (Misery, Stephen King)

Isso tudo parece uma guerra de sexos. Sabe aquela velha guerra de que um sexo é melhor que o outro em determinada área? O homem é ótimo motorista e péssimo na cozinha, o contrário da mulher que faz coisas deliciosas e ai do carro que não tiver seguro, será um enorme prejuízo ao marido! Isso é um pensamento limitado. Não serve para pessoas, não serve para você ser humano, criatura que raciocina 24 horas por dia! Então se raciocina, se pensa, porque ter este pensamento? Por que pensar assim?

Assim caminha a humanidade baseada neste estereótipo que ela mesma criou para si e que gera ou gerará conflito entre os seus. Se ninguém suspeita que o homem seja capaz de tudo, porque a mulher também não seria? As mulheres são seres humanos racionais tão quanto os homens.

A cada 1 segundo, uma parte em algum lugar do mundo muda. O mundo muda constantemente e todos, repito, homens e mulheres devem se adequar as mudanças inseridas na sociedade naquele contexto, até mesmo nos filmes, nos livros e etc. Ou todos ficarão presos ao passado.

Só se acostuma com o passado, quem teme o futuro!

bottom of page