top of page

Livro: Reparação
Autor: Ian McEwan
Páginas: 272
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Classificação: 5/5 – Favorito

Sinopse: Skoob

Reparação é um livro que particularmente considero mais a par do gênero Drama do que Romance, mas serve como os dois. Seu autor é Ian McEwan. Antes de falar porque tornou-se meu livro favorito, vou dizer sobre ele.

 

Primeiramente e não sendo diferente temos Briony Tallis, a protagonista principal, uma jovem garota de pouquíssima idade que adorava escrever histórias infantis, também era dramaturga ou se considerava uma. Antes à chegada do irmão, Briony escreveu uma peça teatral para que ela e seus primos encenem para comemorar a chegada do irmão e também mostrar-se a família que tem o dom da literatura. Contudo, os primos não a ajudaram conseguir tal feito, muitas discussões e divergências de ideias.

 

Através de uma janela, Briony observa sua irmã mais velha Cecília despir-se na frente de Robbie Turner, o filho da empregada da casa que trabalha como jardineiro para os Tallis. Ela não entende o que estava acontecendo naquela cena, mas não tirou boas conclusões em sua cabeça. Nesse mesmo sentido, Robbie escreveu duas cartas para Cecília: uma por desculpar-se por quebrar o vaso importante da família e outra sobre como ele se sentia perto dela – ele a desejava de toda maneira. De tal forma que, a segunda carta foi entregue a amada, a carta errada, e não se abstendo de que não lhe pertencia, Briony leu a carta antes de entregar a irmã, coisa que Robbie a pediu que fizesse, que entregasse a carta.

 

Em um jantar com todos reunidos: Briony, os primos, Cecília, o irmão e o amigo dele Paul Marshall, a mãe e Robbie – que fora convidado, tudo estava em perfeita harmonia. Até que um dos primos de Briony, os gêmeos, bolaram um plano para sair daquela casa a qual eles não aguentavam viver sem os pais que estavam se separando. Ao perceberem o sumiço dos gêmeos, a família inteira saiu à procura deles.

 

Briony, a fim de ser útil na busca, pegou uma lanterna e saiu à procura dos mesmos. Ao se deparar numa densa noite entre arbustos, acabou encontrando a prima no chão, que explicara que foi atacada por alguém. Briony acabou suspeitando não menos do que de Robbie, pois em uma cena anterior ao jantar, ela flagrara ele e a irmã juntos intimamente na biblioteca, e, portanto, imprimiu-se a ideia de que a irmã também fora atacada pelo mesmo homem que ela acreditava ser cruel. A polícia fora convocada e pelo único testemunho ocular e ainda sim pertinente mesmo sendo Briony, Robbie fora preso após encontrar os gêmeos voltando à casa dos Tallis.

 

A história é dividida em três partes: o início se remete a Briony quando garota, a segunda parte dita quando Robbie fora preso e o que lhe houve depois e a última é como se fosse duas em uma, Briony está crescida e é relatada sobre onde foi parar anos depois e quando idosa o que lhe aconteceu.

 

Não posso dizer mais porque esse livro é difícil de resenhar sem falar spoiler, então paro aqui. Minha consideração é que é um romance e drama perfeito em toda sua história. Também levo pro meu lado particular por que, em tese, essa história me aconteceu.

 

Então se você gosta de um bom romance proibido e uma mentira que pode destruir todos os envolvidos e acabar com a própria vida, recomendo com muita alegria, Reparação de Ian McEwan, você não irá se arrepender. Deixe-se levar pela história!

bottom of page