
TEMPLO DOS LIVROS

Livro: Persuasão
Autor: Jane Austen
Páginas: 256
Editora: BestBolso
Ano: 2011
Classificação: 5/5 – Favorito
Sinopse: Skoob
Pense o seguinte: você ama alguém como se não houvesse mais ninguém no mundo, mas então é persuadido e levado a romper o relacionamento para o bem de todos. O que você faria? A maioria responderia que não deixaria persuadir-se e seguiria em frente com o relacionamento, certo? ERRADO. Isso não pode acontecer com Anne, nossa personagem principal.
Persuasão é um dos melhores livros que li da Jane Austen que continua sendo até hoje minha autora favorita. Este livro fala sobre Anne Elliot, filha de Walter Elliot, baronete de Kellynch Hall, onde possuía 19 anos e a vivacidade para amar o homem que desejava e também a desejava: Frederick Wentworth.
Anne e Frederick viviam felizes um com o outro mantendo a mais sincera relação de amor que o mundo poderia perceber, até ele a pedir em casamento. Anne prontamente queria aceitar seu pedido sem muito pensar, porém foi persuadida pela amiga Lady Russel a desfazer-se do amado, tendo em vista que usou o argumento de que a união da filha de um baronete com um oficial não teria sido vista com bons olhos pela sociedade inglesa da época. Além do mais, não era certo que Frederick fosse ficar rico sendo um oficial da marinha.
Sendo jovem e sem ter que querer discordar da amiga, ela separou-se de Frederick e o deixou, o qual neste caso, foi para o alto mar como marinheiro e também resolveu deixá-la, inconformado com a recusa, tendo em vista de que ambos se amavam.
Anos depois, Anne ainda se encontra solteira e a família endividada com os excessos de seu pai. A casa deles é alugada aos novos inquilinos e ao almirante Croft e a esposa, que é irmã do Wentworth. Mesmo sofrendo anos por separar-se do amado, o destino resolve dar chance ao amor verdadeiro e Anne acaba encontrando Frederick mais uma vez, mas ambos trocam olharem furtivos e sem emoção alguma. Tudo está para mudar.
O livro é tão maravilhoso que não há palavras para descrever! A narrativa é completamente maravilhosa estilo próprio da autora e é um dos livros (senão o único) onde um homem pela primeira vez adquire sua fortuna através dos seus esforços merecidos, o contrário dos outros livros da autora onde o cavalheiro nasce com a fortuna por ascender de uma família real da sociedade inglesa. Recomendo de coração para todos que já amaram na vida, para quem encontrou o amor verdadeiro e para os românticos com a esperança - aquela que morre por último -, por fim, leia: Persuasão, de Jane Austen.