TEMPLO DOS LIVROS
Livro: O Iluminado
Autor: Stephen King
Páginas: 463
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Classificação: 5/5 – Favorito
Sinopse: Skoob
Eu não sei como começar isto. Tem muita coisa boa para dizer. O Iluminado, primeiro livro da duologia, escrito por ninguém menos que o mestre do terror Stephen King, é uma obra prima clássica reconhecida no mundo inteiro. Você quase não vê alguém que não tenha lido esse livro por aí. É mais um clássico o autor como várias outras obras suas.
A história é dividida em cinco partes, mas a maior parte centra-se nas Montanhas Rochosas, exatamente no Hotel Overlook. Jack Torrance, nosso personagem principal, pai de Danny e marido de Wendy Torrance, consegue um emprego de zelador temporário onde sua função requer que ele tome conta e todas as providências necessárias para que o famoso e luxuoso Hotel Overlook não tenha futuros danos com a tempestade de neve que virá a ocorrer.
Embora Jack seja o protagonista, Danny, o seu filho, também podemos considerar como um e ele próprio é o motivo para o título da obra. Danny possui um talento como a previdência, ou seja, conseguir ver coisas antes que elas aconteçam, e também possui certa maneira de ver e falar com os mortos. Embora fosse avisado para não ir ao hotel, ele não avisou a família. Existe um “amigo imaginário” que consegue falar através dele sobre todas as coisas que vão acontecer, mas os pais acham que é apenas uma fase. Um garoto de cinco anos e um amigo imaginário é perfeitamente normal.
Jack Torrance teve uma infância que, metade consideramos boa e comum para a maioria das crianças, e a outra metade foi um inferno, devido ao próprio pai bater nele e na mãe com uma bengala certa vez. Mas tudo foi esquecido e todas as outras coisas horríveis que lhe ocorreram após ter se casado com Wendy também foram esquecidas, mas contribuíram para que ele terminasse de professor de universidade a um simples zelador.
Dia após dia, Jack cuida do hotel como tem de ser. Manutenção da caldeira deixando todo lugar aquecido durante a neve, consertando coisas, cuidando de um ninho de vespas, enquanto Wendy às vezes brinca com o filho. Em seu tempo livre, Jack produz uma peça literária que acredita que lhe dará bons créditos. Danny brinca solitário como pode no hotel, mas na maioria das vezes acaba encontrando uma pessoa e outra no lugar que certamente ele sabe que está morta.
Mas o fato é que o Overlook tem uma fama sinistra: o antigo zelador Grady cuidou do mesmo lugar, mas ao final acabou matando a esposa e as duas filhas. Isso talvez seja um ponto crucial e precursor para aflição da família Torrance a partir das transformações de humor de Jack. Todos os três presos no hotel pela neve sem sequer alguma opção para escapatória.