TEMPLO DOS LIVROS
Livro: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Páginas: 256
Editora: Ática
Ano: 2009
Classificação: 5/5 – Ótimo
Sinopse: Skoob
Com certeza, deve ter livros onde suicídio é o tema central, mas esse foi o primeiro livro que li sobre e logo direi o impacto que me causou.
Os 13 Porquês é o romance de estreia do autor Jay Asher e o título é bem sugestivo, não? Você deve pensar: existem treze motivos que serão o centro deste livro e te digo mais, você não poderia estar mais correto. Mas treze motivos de que, pra que ou especificamente, de quem? Hannah Baker é uma adolescente que está no primeiro ano do ensino médio e, como a maioria dos adolescentes nesta fase, entrou na escola sem conhecer ninguém ou pelo menos alguém agradável para uma conversa. E com o passar do tempo ela se apaixonou por um garoto, deu o seu primeiro beijo e logo em seguida, rola boatos terríveis sobre ela. Isso é uma das “n” coisas que acontecem na vida de Hannah, porém a história também tem outro protagonista: Clay.
Clay Jensen é o garoto pouco sociável da escola, é legal com quem é legal com ele e sempre gostou de Hannah. O problema é que Hannah cometeu suicídio e ele não entendeu o motivo, até que recebe em sua casa, uma caixa com treze fitas cassetes. Ao começar a ouvir que cada fita é um porquê de Hannah ter se matado, ele entra em conflito com suas próprias emoções e sobre os amigos que ele conhecia que não é exatamente quem ele achava quem eram. Além disso, quem recebe as fitas fazem parte de ser um por que do ato fatal de Hannah e Clay fica assustado quando ele descobre ser um.
Eu nunca li algo parecido nem sobre o tema, mas confesso que a cada capítulo, a cada fita que lia sobre, fiquei intrigado e surpreso com as pessoas envolvidas e seus atos. O livro não fala somente sobre suicídio, no entanto é o tema central e apesar de ser difícil de lidar ou com quem tem tendências suicidas, também deva ser difícil de escrever sobre, ainda mais na fase da adolescência.
Apesar de ser um romance e drama adolescente, é uma leitura que recomendo para todos não importando a fase, porque ler também é uma ajuda. Deve-se prestar atenção as mudanças/sintomas de uma pessoa porque ela pode tender a cometer um suicídio. Sempre ouça a pessoa que te pede ajuda e se puder e quiser ajudar, ajude mesmo, mas não a ouça e depois a deixe sozinha para sempre. Não só o suicídio, mas há vários outros assuntos importantes que devemos ver com outros olhos, outra mente e com outro coração.