top of page

Livro: Não Me Abandone Jamais

Autor: Kazuo Ishiguro

Páginas: 344

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2005

Classificação: 5/5 – Favorito

Sinopse: Skoob

Quem nunca decepcionou ou se apaixonou?

 

Em Não Me Abandone Jamais, temos Kathy H. que relata em primeira pessoa toda a sua infância em Hailsham até chegar ao Casario e depois disso. O romance é dividido em três partes: a primeira; época de Kathy, Ruth e Tommy em Hailsham, a segunda; a sua infância no Casario onde passa um tempo com os alunos veteranos e ainda uma parte de sua turma anterior e a terceira; época em que ela começa o seu treinamento e se torna cuidadora.

 

Kathy conta detalhe por detalhe tudo o que fez e fazia em Hailsham, como conheceu Ruth e se tornaram melhores amigas e como se aproximou de Tommy. Depois acompanhamos sua nada fácil vida do Casario com Ruth sendo mandona e uma pessoa de difícil convivência, mas ainda mantendo a amizade.

E temos a parte mais triste – o que se dá desde a segunda parte – que é o desenrolar da história. Kathy continua cuidando de seus doadores até reencontrar Ruth e depois de um tempo Tommy. É uma alegria o reencontro dos três, mas também temos uma revelação que pode chocar qualquer um que ler este romance.

 

Mesmo a narrativa sendo apenas do ponto de vista da Kathy, você consegue perceber o gênio e a personalidade dos outros personagens que a acercam. E gostaria de dizer que esse romance e drama, para mim, é emocionante. Ao concluir, eu acabei retornando a uma memória recente que fora tão triste quanto esta história.

 

Este livro também se tornou meu favorito, não só por falar de amor impossível e improvável, mas sendo a amizade o fundo principal da história, e isso torna-me a reviver a minha triste, mas também feliz lembrança do passado. Sem emoções demais (risos), recomendo com o coração puro e aberto que leiam esse livro e sintam as emoções necessárias com essa história. 

© 2017 / Templo dos Livros. Orgulhosamente criado por Pedro Fontes

bottom of page