TEMPLO DOS LIVROS
Livro: Lua Nova
Autor: Stephenie Meyer
Páginas: 432
Editora: Intrínseca
Ano: 2008
Classificação: 1/5 – Péssimo
Sinopse: Skoob
Na maioria das vezes, esperamos que a continuação de um filme ou principalmente de um livro, seja melhor do que a continuação anterior, porém, tratando-se desta saga, isso não acontece.
Mas então você pergunta: qual a grande mudança neste livro?
Vamos começar pelo básico. Lua Nova é o segundo volume que sucede Crepúsculo. Neste livro inicialmente, Bella relata sobre o sofrimento, a tristeza, a dor da separação de seu amor. Edward cai em si e resolve afastar-se dela para a sua própria segurança. Ele e a família resolvem deixar a cidade. Bela cai num torpor de sentimentos negativos, ela não dorme e tem pesadelos à noite. Mas a surpresa está por vir!
Eis que entra mais um personagem para equilibrar as coisas, Bella conhece Jacob. Um rapaz que estuda e mora na reserva juntos dos outros irmãos. De início, ela não se impulsiona a fazer amizade com ele, mas conhecendo-o bem, acaba criando vínculos e uma grande amizade.
A melhor parte está por vir: há um vilão! Laurent aparece a fim de querer matar Bella a pedido de Victoria – falemos dela outra – e estranhamente Bella é salva por lobisomens. Espalha-se na pequena cidade fria e chuvosa de Forks um boato sobre haver lobos na floresta. Engana-se você que pensa que a história roda em torno do vilão. ERRADO! Um grande erro que você está cometendo!
Como se tudo não bastasse, a melhor parte está por vir: Bella é alvo de tais lobos que, anteriormente à sua sabedoria, eles não existiam e se existissem viveriam na floresta. Sendo alvo, ela corre da campina e então nosso segundo herói aparece e se transforma também em um lobisomem. Pois então, Jacob Black é um lobisomem!
Após bela saber sobre a incomodação de Jacob, ela adentra nesse mundo dos homens que viram lobos. Entretanto, sim, a melhor parte de todas está por vir: Edward quer mostrar-se ao mundo o que ele é e qual a punição disso? A morte. Ele soube que Bella estava morta, por isso decidiu o seu fim.
Alice, irmã de Edward, sabendo disso, volta para Forks a fim de contar a Bella sobre a situação de seu amor. Logo, as duas resolvem partir imediatamente para a Itália, mesmo Bella sabendo do amor de Jake para com ela. Chegando lá, ela conhece “Os Volturi”.
Os Volturi é uma família que se mostram como novos vilões do romance, além de que, eles regem as regras morais e éticas da introdução dos vampiros à sociedade humana.
O que há de bom neste livro?
O primeiro ponto positivo é a separação oficial de Edward e Bella. Em minha opinião, é crucial que “o (a) mocinho (a)” sofra. Em segundo lugar, a descoberta dos lobos e dos novos vilões – isso realmente é fascinante – e eu adorei! Por último, além da quase morte de Edward, um dos vilões é morto – o que diminui a lista de gente pra matar.
E o que há de ruim?
Bem, esse é o pior volume da saga. A história não acontece muita coisa boa e quando acontece não dura muito. As emoções de se ler não duram. As surpresas são boas sim, mas acabam rápido demais e tudo cai no romance meloso novamente. Neste, a ação está contida, então não me surpreende de ser péssimo.
No entanto, se você quer saber e estar por dentro da história da formação dos lobos ou quer se inteirar sobre os novos vilões, então valerá a leitura: Lua Nova, de Stephenie Meyer.