TEMPLO DOS LIVROS
Livro: Extraordinário
Autor: R. J. Palácio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Classificação: 5/5 – Favorito
Sinopse: Skoob
Extraordinário é a primeira obra da autora R. J. Palácio, uma obra dividida em partes narradas por: Via (Olivia), Summer, Jack Will, Justin, Miranda e claro, pelo Auggie.
August Pullman, o protagonista e narrador principal, é um menino de pouca idade que, quando nasceu, teve um problema sério quanto à sua aparência física, o seu rosto nasceu deformado e é exatamente sobre isso o que o livro fala. Em Extraordinário, August relata sobre o preconceito, o bullying, o sofrimento e a tristeza de ser “tão diferente” comparado às pessoas que ele classifica como normais – aquelas de rosto normal.
August, apelidado como Auggie, diz sobre como ele era sempre notado pelas pessoas, mas não no bom sentido. Elas encaravam-no horrorizadas, assustadas e tentavam desviar de seu caminho discretamente – um ato falho -, pois o menino sempre percebia tais coisas. E como não haveria de saber? As pessoas até comentavam sobre quando o mesmo não estava por perto.
Desde o nascimento, Auggie passou por inúmeras cirurgias – o que melhorou muito o seu rosto – e foi considerado um milagre da medicina. Segundo os médicos, ele não sobreviveria por muito tempo, mas aqui está ele, contando sobre sua vida difícil. Vivia escondendo o rosto deixando o cabelo crescer ou usando um capacete de astronauta que Miranda – melhor amiga de Olivia, irmã de August – dera a ele.
Para piorar tudo, a mãe de Auggie acha que ele finalmente deve frequentar a escola – ele tinha aulas com ela em casa. Inicialmente, seus primeiros dias na escola foram difíceis, como ele já imaginava, mas com o tempo tudo pareceu mudar gradativamente. Ele teve muitas dificuldades e grades alegrias. Conheceu seus maravilhosos professores, seus grandes amigos e um “idiota” e outro – pessoas insensatas – que praticam o preconceito e o bullying.
É um livro maravilhoso e favorito com personagem pra lá de extraordinários. A história de Auggie mexeu comigo internamente, as diversas situações as quais ele vivenciou e claro, as alegrias. Um livro sobre superação, bullying, preconceito, tristeza, alegria, lealdade, amizade e coragem. Uma leitura obrigatória. Recomendo: Extraordinário, de R. J. Palácio.