TEMPLO DOS LIVROS
Livro: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Páginas: 196
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2016
Classificação: 4/5 – ÓTIMO
Sinopse: Skoob
Um livro nacional clássico que meio planeta já leu e era óbvio que eu também precisava ler.
Dom Casmurro é um grande romance atemporal. A história nos é contada em primeira pessoa pelo personagem-título deste livro, mas que seu nome real é Bento Santiago. Bentinho, como era apelidado, vai contar como ganhou o título de Dom Casmurro, no entanto, o importante aqui, é o romance por trás dessa linda história.
Dona Glória, mãe de Bento, tivera um filho que morrera quando o pariu e a dor de perder o filho foi tão grande que ela fez uma promessa bem forte: se o próximo filho vingasse, ela o colocaria no seminário e o tornaria padre. Bento nasceu e a mãe, depois de anos, já estava pré-disposta a colocar o filho no seminário. Bentinho não ligava em ir para o seminário até conhecer Capitu.
Capitu era uma menina muito bonita, de causar inveja, que morava ao lado da casa de Bentinho. Os dois brincavam sempre juntos como amigos toda a infância até que, porém, Bentinho descobriu que Capitu o amava e que ele também a amava. Desde então, passou a odiar a ideia de ir para o seminário e ter que ficar longe de seu amor.
Bom, muita coisa acontece nesse meio tempo e eu não direi mais nada para não dar spoiler. Descubra por si. Dom Casmurro é uma das grandes senão a maior obra de Machado de Assis que perdura até hoje e traz inúmeras emoções e reflexões. Uma delas, a mais discutida de todas: Capitu traiu ou não Bentinho?