top of page

Livro: Doutor Sono

Autor: Stephen King

Páginas: 475

Editora: Suma de Letras

Ano: 2014

Classificação: 5/5 – Favorito

Sinopse: Skoob

“Doutor Sono” é a continuação final da duologia “O Iluminado”, ambos escritos pelo maravilhoso mestre do terror Stephen King.

 

Neste livro, temos três histórias principais: a continuação da história de vida de Daniel Torrance, filho de Jack Torrance, a história de Abra Stone e a aparição do Verdadeiro Nó. O livro é dividido em quatro partes que se mesclam com essas três histórias que formam a obra. Todos devem ter se perguntado após ler o primeiro livro, o que aconteceu com o menino Danny e a mãe Wendy, ou o próprio pai Jack. Bom, todas as respostas estão nesse segundo volume.

 

Primeiramente, temos Dan Torrance, o antigo Danny, porém mais maduro agora. Dan se encontra em uma nova cidade porque decide refazer a vida e algo lhe é dado geneticamente, a atração pela bebida. Assim como o pai, Dan não resiste a um só momento de beber, é um alcoólatra. Quando não está bebendo sozinho, está em um bar, mesmo ele querendo deixar esse lado sombrio que herdou do pai. Precisando de ajuda, ele parte em viagem e chega a Frazier. Lá, ele conhece Casey Kingsley, o homem que governa a cidade e se torna padrinho de Dan. Faz com que ele entre para o Alcoólicos Anônimos, lhe oferece moradia e emprego como zelador auxiliando o mais novo amigo Billy Freeman. Mas tempo depois, ele começa a trabalhar num asilo de uma forma muito especial e daí vem seu novo apelido.

 

Segundamente, temos toda a história de vida de Abra Stone. Uma garota de treze anos que desde pequena apresentava algumas habilidades como telepatia, telecinesia e outras. Assim, ela contata Dan de forma estranha e desconhecida, mas acaba por conhecê-lo. Descobre que sua habilidade é a mesma que a dele, a iluminação, porém ela é mais forte. Com um tempo, Dan explica algumas coisas para ela.

 

Por último, temos o Verdadeiro Nó. Um grupo por ser conhecido como Demônios Vazios que matam crianças iluminadas e sugam o seu vapor a fim de se fortalecerem. Quando Rose, a Cartola, líder do Nó descobre Abra e como ela é forte, ela resolve partir em busca da garota, pois sabe que seu vapor será o melhor em anos, além de curar o grupo de algo que os infectou. Abra Stone agora corre perigo e Dan Torrance deve ajudá-la, não só ele, mas toda a ajuda que puder obter.

 

Assim como em “O Iluminado”, “Doutor Sono” também foi uma experiência incrível para se embarcar, foi um livro que não larguei quase nunca e além da história, certamente o que eu gostei também foi a narrativa. Stephen escreve de maneira clara sem haver menor possibilidade de duvidas. Ele é direto no assunto, não é descritivo em exagero como autores que conheço e escreve de forma verdadeira e crua. Exemplo disso são espécies de xingamentos que você encontra no livro. Não são bem xingamentos, mas dependendo da idade do leitor, para ele pode parecer algo muito sujo, por assim dizer.

 

Eu, particularmente, gosto desse jeito cru que o King escreve. Acho maravilhoso, eu fico impressionado e inacreditado. Essas particularidades, acredito que dão uma construção fixa, uma característica ao personagem ou a história em geral. Você percebe e sente a ênfase que é dada e a leitura flui muito mais rápida e clara, até porque também, essas palavras fazem parte do nosso vocabulário de um jeito ou de outro.

 

Stephen King se tornou meu autor favorito com apenas três livros dele que li: “Carrie, A Estranha”, “O Iluminado” e “Doutor Sono”, sendo que, esses dois últimos já estão na lista de favoritos. Eu com toda a certeza irei ler outros livros do autor, isso já está até programado para quando. Todos estão na lista. (Risos). E a parte é que na leitura dessa duologia, eu consegui ter “insights” sobre o próximo livro da minha saga de terror, não posso comentar e não irei dar novas notícias sobre o segundo volume agora. Desculpem-me leitores, segredo de Estado. (Gargalhadas de chorar).

 

 Pessoal, minhas resenhas nunca contém spoilers, eu respeito muito isso. O que eu escrevo aqui, ou está na sinopse, ou é o básico da história, mas não digo o mistério por que é dever do leitor ler e descobrir por si só. (Emoji piscando).

 

 

Sem me prolongar, peço que conheçam e leiam, leiam, leiam King. Para iniciantes como eu fui, recomendo “Carrie, A Estranha” para começar. Depois você pode escolher por que você vai decidir se gosta ou não do gênero. Bem, leiam e assistem às adaptações. Tirem suas próprias conclusões, mas saibam que uma adaptação é apenas uma adaptação. Um livro é uma obra completa!

© 2017 / Templo dos Livros. Orgulhosamente criado por Pedro Fontes

bottom of page