top of page

Livro: A Volta do Parafuso

Autor: Henry James

Páginas: 160

Editora: Landmark

Ano: 2012

Classificação: 5/5 – Favorito

Sinopse: Skoob

Se eu não me engano é a primeira história de mistério que envolve fantasmas que eu li e posso dizer com toda certeza que este livro entrou pra lista de favoritos.

Quase todo mundo sabe que este livro se trata de um clássico publicado em várias edições e que teve adaptações, principalmente uma chamada “Os Inocentes” de 1961. Em A Volta do Parafuso ou A Outra Volta do Parafuso, ambos os títulos são de um mesmo livro, Henry James escreve sobre um mistério que até hoje, muitas pessoas possuem diversas interpretações para o final deste livro.

Na história, algumas pessoas estão reunidas em volta de uma lareira em pleno Natal contando histórias de fantasmas e Douglas está quieto em seu canto sem nenhum interesse, mas dizendo que havia ter uma história de fantasma melhor que envolvia crianças e baseada em fatos reais. Todos pediram para que ele contasse e ele o faria, assim que o manuscrito da história chegasse do correio. Detalhe: esse manuscrito a própria narradora, tendo tida como suspeita, escreveu-lhe a história.

Seguindo em frente, temos uma jovem senhorita que não é mencionado o seu nome no livro (apenas no filme) que resolve aceitar o emprego como preceptora – governanta, como eram chamadas na época – a fim de cuidar de duas crianças. Antes de ir para o local onde moram tais crianças, ela se encontra com o tio delas. Ele ficara encarregado de cuidar dos sobrinhos após a morte do seu irmão e da esposa do mesmo, mas ele tem uma vida muito agitada em Londres e não tem “paciência” com crianças, portanto diz a nova preceptora ou governanta que tudo deverá ser decidido por ela, que ela nunca deve lhe contatar. Parece um desejo egoísta, não?

A nova governanta parte então para Bly e chega a um casarão lindo do qual ela fica vislumbrada ao olhar ao redor do lugar, como se parecesse o próprio paraíso. Na casa ela conhece Flora, a menina que ela deve cuidar, e as pessoas com quem ela trabalha, o jardineiro, a cozinheira e a sua outra amiga, a empregada Sra. Grose.

Uma nova notícia chega a nova governanta, o menino Miles foi expulso da escola por conduta inadequada, o que ela fica surpresa, pois segundo a Sra. Grose, o menino é um gentleman, tão inocente e magnífico quanto a irmã. O que se segue depois da chegada do menino, é que certo tempo depois, a nova governanta parece ver “novas pessoas” ao redor do casarão, pessoas que não trabalhavam lá.

Aflita, ela tenta retirar com todas as forças da Sra. Grose os detalhes  do lugar e dos antigos funcionários que cuidaram das crianças antes dela e descobre que a história é tão assustadora quanto as aparições que ela acredita estar vendo e que as crianças também as veem, mas fingem que não.

bottom of page